terça-feira, 25 de outubro de 2011

CR Tucumã executa convênio entre MDS e FUNAI



            Na última semana servidores da CR Tucumã estiveram nas aldeias Gorotire e Kriny para executar parte das ações previstas no convênio entre FUNAI e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.
            O convênio firmado atende a 10 etnias brasileiras, entre elas os Kayapó, nas comunidades acima mencionadas, contempladas pela vulnerabilidade social em que se encontram.

Reunião na aldeia Gorotire

            O principal objetivo do convênio é estimular e fomentar as atividades produtivas das comunidades, por meio das quais elas terão maior autonomia no atendimento às suas necessidades básicas.
            Na aldeia Gorotire os recursos estão sendo aplicados para o apoio à atividade de coleta da castanha-do-Brasil. Em Kriny as atividades serão voltadas tanto para o extrativismo da castanha como para a agricultura, onde serão organizadas uma roça mecanizada e uma tradicional (de toco), para que a comunidade analise a produtividade e a viabilidade de ambas as técnicas a fim de estabelecer qual modelo atende às suas especificidades.

 A ação foi de entrega dos itens e orientação quanto às atividades a serem executadas. As próximas ações  serão de acompanhamento e assistência técnica às comunidades, para que o projeto alcance resultados efetivos, como desenvolvimento econômico e social, refletindo em melhor qualidade de vida para as aldeias contempladas.

Aldeia Kriny

            O momento de visita às aldeias também é a oportunidade para que os servidores da CR possam dialogar quanto às demandas gerais das comunidades. Na visita à aldeia Gorotire a equipe também conheceu a nova aldeia que está sendo organizada – Krikapoto – e comportará futuramente parte da população daquela que é a maior aldeia Kayapó.

Aldeia Krikapoto















                                                Reunião com a nova comunidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir conosco!

Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.