quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Kayapós participam de oficina audiovisual no Museu do Índio


O Projeto de Documentação de Culturas Indígenas - PRODOCULT está realizando mais uma oficina audiovisual. Desta vez, a iniciativa é destinada aos Kayapó da aldeia Moikarakô, situada em São Félix do Xingu - PA.
A oficina começou na sexta-feira (14/10) e vai até 21/10. No treinamento serão editadas as filmagens feitas pelos índios durante a Festa Bemp, cerimônia de nomeação masculina. Participaram da oficina os índios Axuapé Kayapó, Pawire Kayapó, e Bepunu Kayapó com a coordenação do pesquisador André Demarchi. À frente dos trabalhos está o documentarista Celso Renato Maldos.



O registro audiovisual é bastante valorizado por todas as comunidades Kayapó. Faz parte do cotidiano de muitas aldeias reunir-se para assistir vídeos das festas e outras manifestações culturais. Os Kayapó vêem a partir dessa atividade a importância do registro e da valorização de sua cultura, onde cada vez mais jovens fazem uso de equipamentos de audiovisual e, por iniciativa própria, registram sua cultura a fim de mantê-la sempre viva.



Adaptado do site




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir conosco!

Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.