segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TEE Pykakwatynhre realiza primeira reunião após pactuação


        Nos dias 24 e 25 de novembro, o município de São Félix do Xingu sediou a primeira reunião da Comissão Gestora do Território Etnoeducacional Pykakwatynhre, após a pactuação no mês de outubro de 2010.
            Lideranças de todas as aldeias das terras indígenas Badjunkore, Baú, Kayapó, Las Casas, Menkragnotire e  Xinkrin (Cateté, Djujdekô e Ô’odja), representantes dos municípios de Bannach, Cumaru do Norte, Guarantã do Norte, Parauapebas, Pau D’Arco, Santana do Araguaia e os anfitriões de São Félix do Xingu e ainda representantes do MEC e da FUNAI (CR e Brasília), da Associação Floresta Protegida e do Conselho Indigenista Missionário – CIMI.


            A reunião debateu o regimento do território, alterou dados quanto às aldeias contempladas, discutiu a composição das comissões gestoras e de articulação, atualizou o plano de trabalho do território para o próximo ano e ainda realizou encaminhamentos gerais.
            A Secretaria Executiva de Educação e Cultura de São Félix do Xingu deu suporte total à reunião, garantindo o sucesso do evento. A presença do Coordenador de Educação Indígena do MEC – Gersen dos Santos Luciano Baniwa – foi determinante para os encaminhamentos da reunião, pois este prestou informações relevantes para os municípios e ainda contribuiu com sua vasta experiência nas discussões e decisões.

A reunião foi um sucesso na avaliação de todos os presentes. Os indígenas participaram ativamente de todos os debates, os municípios participantes – alguns iniciantes no que tange ao TEE – puderam acessar informações e contatos e, com isso, a educação indígena Mebengokré/Kayapó, Xikrin e Menkragnotire fica cada vez mais fortalecida e com maiores perspectivas de avanço.
            A plenária elegeu o município de Guarantã do Norte, no estado do Mato Grosso, como a sede da próxima reunião da comissão, prevista para o mês de maio do próximo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir conosco!

Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.