terça-feira, 5 de novembro de 2013

Território Etnoeducacional Pykakwatynhre realiza reunião da Comissão Gestora

Reunião da Comissão Gestora - Foto: Robinson Silva
Nos dias 30 e 31 de outubro o TEE Pykakwatynhre realizou a segunda reunião de sua Comissão Gestora, desta vez no município de Ourilândia do Norte - PA. A última reunião ocorreu no mês de novembro de 2011 no município de São Félix do Xingu.
Estiveram presentes membros indígenas de diversas aldeias que compõem a Comissão, bem como representantes do MEC, FUNAI, UFPA e Observatório de Educação Escolar Indígena, Secretaria Estadual de Educação, Secretarias de Educação dos municípios de Cumaru do Norte, Guarantã do Norte - MT, Ourilândia do Norte, Pau D'Arco e São Félix do Xingu, além de instituições convidadas como o CIMI e o DSEI Kayapó.
Durante os dois dias de reunião foi resgatado o histórico do TEE, discutidos diversos pontos e demandas das comunidades indígenas e municípios, bem como foi elaborado o Plano de Ação do Território nas perspectivas de curto, médio e longo prazo.

Josilene Brandão, Coordenadora de Processos Educativos da CGPC/FUNAI - Foto: Robinson Silva

A previsão é que seja realizada uma nova reunião da Comissão no ano de 2014, desta vez já para avaliar as ações do Plano que foram cumpridas. 
A reunião sem dúvida é um momento ímpar de discussões e reflexões acerca da educação escolar indígena, onde cada participante tem muito a contribuir com as diferentes experiências, seja de professor, liderança ou gestor.
A política dos Territórios Etnoeducacionais foi instituída pelo Decreto nº 6.861/2009, a partir do qual " a educação escolar indígena será organizada com a participação dos povos indígenas, observada a sua territorialidade e respeitando suas necessidades e especificidades" (Art. 1º, do decreto). 

Grupos de trabalho para elaboração do Plano de Ação - Foto: Robinson Silva

Os TEE's propõem uma nova forma de gestão da educação escolar indígena, que não será mais pensada e executada de forma individualizada por estados, municípios ou escolas, mas sim articulada em conjunto com diversos parceiros, sempre respeitando a territorialidade, as especificidades e a opinião dos povos indígenas interessados.
O Território Etnoeducacional Pykakwatynhre foi pactuado no ano de 2010 e contempla as escolas das terras indígenas Badjunkore, Baú, Kayapó, Las Casas, Mekrangnotire e Xikrin (Cateté, Djudjkô e ô'odja), num total de 21 representantes indígenas.


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