terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

I Fórum de Educação Escolar Indígena de Ourilândia do Norte

Caciques das aldeias participantes

A aldeia Turedjam sediou entre os dias 06 e 09 deste mês o I Fórum de Educação Escolar Indígena de Ourilândia do Norte. O evento reuniu lideranças e professores indígenas das sete aldeias do município - Aukre, Kokokuedja, Kranhkrô, Kubenkrankenh, Moidjam, Piokrotikô e Turedjam - além de representantes de várias outras instituições.
 O Fórum foi uma iniciativa da professora não indígena da escola da aldeia Turedjam, Jhenia, que elaborou o projeto e se lançou ao desafio de realizar o primeiro evento de educação indígena do município. 
A Secretaria Municipal de Educação apoiou a iniciativa, assim como outras instituições parceiras, comerciantes, representantes legislativos e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública da cidade.

Cerimonial de abertura do Fórum
 A cerimônia de abertura contou com a presença da Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte, representada pela vice-prefeita e secretários de diversas áreas, além da Defensoria Pública Municipal, Associação Floresta Protegida, de vereadores apoiadores do evento, educadores do Colégio Pitágoras e a Coordenação Regional Kayapó Sul do Pará.

 
Levantamento das demandas das escolas
Nos demais dias de evento, foram realizadas palestras sobre temas relativos à educação escolar indígena, além de discussões sobre Currículo, Projeto Político Pedagógico, calendário escolar diferenciado, bem como os representantes de cada comunidade documentaram a realidade de suas escolas indígenas, apresentando demandas importantes para a melhoria do ensino.

 O Fórum foi prestigiado por diferentes atores sociais, desde educadores, vereadores, a representantes de outros órgãos municipais e instituições diversas, bem como de universitários das cidades de Ourilândia e Tucumã.

Oficina de Língua Portuguesa

Sem dúvida o Fórum se tornou um marco para a história da educação escolar indígena do município, pois sua realização e, principalmente, a mobilização e repercussão que sua execução proporcionaram demonstra que o município e todos os seus apoiadores veem a educação escolar indígena como aspecto de grande importância, mas, especialmente, como um ponto sensível e que necessita de atenção e cuidados.




A CR Kayapó Sul do Pará participou do evento por meio de palestras sobre o papel da Instituição no que tange à educação escolar indígena, bem como sobre a relevância do currículo para a construção de uma educação intercultural e diferenciada, além do auxílio aos participantes indígenas quanto às atividades propostas pelo Fórum e algumas demandas logísticas. 

Professor indígena elaborando mapa da aldeia Kokokuedja
 
Grupo de dança do município de Ourilândia do Norte
O encerramento do Fórum também contou com momento de discussão de questões relevantes para os Mebengokré, além de apresentações  culturais e o convite do cacique M'ro-ô Kayapó, da aldeia Turedjam, para o Dia do Índio na aldeia, que ocorrerá de 18 a 21 de abril e marcará a comemoração da data e o aniversário da aldeia.

 Evidentemente que ainda há muito o que avançar, exatamente pela complexidade e desafios que a educação representa, principalmente no contexto indígena. Entrentanto, o Fórum deixará sementes que sem dúvida encontrarão um solo fértil para a cosntrução de uma educação escolar indígena de qualidade, diferenciada e intercultural, que contribua para o desenvolvimento social e a autonomia das comunidades Mebengokré/Kayapó, que tanto precisam avançar em seus processos educativos escolares para que o futuro de suas crianças traga melhorias e superação das dificuldades atuais.





Um comentário:

Obrigada por contribuir conosco!

Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.