terça-feira, 24 de abril de 2012

19 de abril: uma data de muitas comemorações

O Dia do Índio, comemorado em todo o Brasil no dia 19 de abril, sem dúvida é uma data simbólica e muito comemorada por todas as etnias do país.

Seja como um dia importante para refletir sobre os desafios do indigenismo , ou ainda para valorizar e fortalecer as culturas indígenas, o certo é que o dia do índio é um dia de dança, comemoração e festa em todas as aldeias simplesmente por ser o seu dia.

Para os Mebengokré∕Kayapó este sem dúvida é um dia de festa e este ano foram muitas as comemorações.



Mulheres da aldeia Turedjam disputam partida de futebol com alunas da rede municipal de ensino


Em São Félix do Xingu, a secretaria municipal de educação realizou a Semana dos Povos  Indígenas, com atividades culturais e esportivas entre os dias 17 e 19. A estimativa é de que havia mais de 2.000 índios na cidade, representantes de todas as nove aldeias do município, além de outras convidadas.

A aldeia Turedjam também realizou festa em comemoração ao dia do índio e também em comemoração ao aniversário da aldeia. Foram convidadas outras sete comunidades. Com muita dança, banho de rio e atividades esportivas, todos se divertiram entre os dias 19 e 22, além de receberem diversos convidados, como o  prefeito e secretários do município de Ourilândia do Norte,  alunos de escolas municipais, além de outras autoridades  e instituições da região.

A Vale S.A realizou também o intercâmbio cultural entre Kayapós e Xikrins. O dia 21  foi marcado por atividades esportivas entre as etnias e também  entre os funcionários da empresa, além de entretenimento para crianças e um saboroso almoço de confraternização.



Almoço servido no intercâmbio cultural entre Kayapós e Xikrins


Paralelo a esses eventos,  todas as aldeias comemoram com muita festa seu dia tão especial. Com apoio das prefeituras, vizinhos ou simplesmente por conta ´própria, 19 de abril sempre será um dia de muita dança, berarubu e orgulho por serem  indígenas.





Índios Kayapó dançando na premiação esportiva do intercâmbio cultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir conosco!

Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.