Reunião com a comunidade para apresentação e diálogo sobre as novidades |
Representantes da Fundação Curro Velho, de Belém, visitaram no último dia 28/09 a aldeia Kiketum, localizada no município de São Félix do Xingu, terra indígena Kayapó.
A visita é resultado de articulação dos próprios indígenas da aldeia, que estiveram em Belém no mês de julho deste ano, visitaram a Fundação e fizeram o convite para que a Instituição pudesse conhecer sua comunidade e possibilitar acesso às atividades educativas e culturais aos indígenas.
Visitaram a comunidade o Diretor de Extensão Walter Figueiredo e o Especialista em Estudos Culturais Ednaldo Britto, que também compõe a Diretoria de Extensão.
Walter Figueiredo, Diretor de Extensão, fala sobre a Fundação à comunidade |
A Fundação levou à comunidade o convite para que, inicialmente, dois jovens possam visitar a Instituição e conhecer o trabalho realizado, com foco nas atividades que se relacionem com sua cultura, em especial as técnicas de audiovisual, de grande interesse dos Mebengokré/Kayapó. Os jovens participarão de oficinas diversas e conhecerão as diversas técnicas artísticas trabalhadas na Fundação, bem como a ideia é que eles também possam apresentar sua cultura e conhecimentos tradicionais, numa troca de saberes entre índios e não índios. A previsão de realização do intercâmbio é para o mês de novembro deste ano.
Além do intercâmbio, a Fundação cedeu um espaço em suas lojas para possibilitar a comercialização de peças da cultura material Mebengokré/Kayapó, bem como pretende realizar uma exposição da cultura da etnia no primeiro semestre do próximo ano, sinalizando ainda outras possibilidades de apoio e valorização da cultura, que serão articuladas com o decorrer do tempo.
Ednaldo Britto, apresentando as perspectivas de apoio à comunidade |
A CR Kayapó Sul do Pará acompanhou a visita e se disponibilizou a apoiar todas as ações, considerando ser de grande importância a presença da Fundação e das ações por ela desenvolvidas para o povo Mebengokré, que tem muito a encantar com a beleza e a riqueza de sua cultura.
A comunidade ficou muito feliz com a visita e com as perspectivas futuras de parceria para suas atividades culturais. A ida dos jovens significa novos saberes que poderão ser utilizados para fortalecer e valorizar a cultura Mebengokré, bem como a exposição dará maior visibilidade à etnia. A geração de renda proveniente da comercialização de artefatos também contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.
A presença da Fundação junto aos Mebengokré sem dúvida será um marco e possibilitará novas ações de parceria não só para a aldeia Kikretum, mas para outras comunidades que também desejam assimilar novos saberes e mostrar a força de sua identidade e cultura.
Nire agradecendo a presença dos visitantes e demonstrando grande satisfação com as novidades trazidas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir conosco!
Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.