Espaço de troca de sementes na casa do guerreiro |
Entre os dias 03 e 07 de setembro ocorreu a I Feira de Sementes Mebengokré, na aldeia Moikarakô, terra indígena Kayapó, no município de São Félix do Xingu.
Participaram da festa mais de 20 aldeias Mebengokré, os parentes Metuktire do Mato Grosso e outras 16 etnias, além de diversas instituições parceiras. O evento teve ainda a cobertura de uma renomada emissora de televisão e em breve será noticiado nacionalmente.
A Feira, organizada pela Associação Floresta Protegida, é uma demanda antiga da comunidade de Moikarakô, que tradicionalmente participa de diversos eventos de intercâmbio cultural pelo país e ansiava por receber parentes e amigos em sua casa.
Mytkatyry, ministrante da Oficina de Artesanato Tradicional |
Na programação de cinco dias houve solenidade de abertura e encerramento, mesas redondas relacionadas às temáticas de segurança alimentar e atividades produtivas, além de oficinas diversas, minicursos e apresentações culturais todas as tarde e noites. O espaço de troca de sementes, previsto diariamente na programação, permitiu a todos os participantes o intercâmbio de produtos diversos, além da comercialização.
A FUNAI foi a principal parceira da Feira, possibilitando o acesso a recursos por meio da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, das Coordenações de Etnodesenvolvimento e Gestão Ambiental e ainda do Museu do Índio.
Além da contrapartida financeira, a Coordenação Regional Kayapó Sul do Pará viabilizou a logística de deslocamento dos participantes e ofereceu oficinas relacionadas à cultura Mebengokré e também à agroecologia, tema importante na temática. Paralelo a isso diversos encaminhamentos e providências foram tomadas a fim de contribuir com a realização e sucesso da Feira.
Oficina de Agroecologia |
Além da equipe de servidores da CR Kayapó Sul do Pará, participaram do evento servidores das Coordenações de Altamira, Amapá e Norte do Pará, Araguaia Tocantins, Baixo Tocantins, Centro-leste do Pará, que acompanhavam os indígenas de suas jurisdições. Representando a FUNAI sede nas mesas redondas vieram os servidores Daniel Piza - CGGAM e Tatiana Vilaça - CGMT.
A comunidade de Moikarakô se preparou nos últimos meses para receber a todos, fazendo da Feira um sucesso de organização e acolhimento. A celebração do encontro e reencontro entre os parentes e a interação de todos os participantes sem dúvida foram o diferencial desta que promete ser a primeira de muitas outras Feiras.
A comunidade de Moikarakô se preparou nos últimos meses para receber a todos, fazendo da Feira um sucesso de organização e acolhimento. A celebração do encontro e reencontro entre os parentes e a interação de todos os participantes sem dúvida foram o diferencial desta que promete ser a primeira de muitas outras Feiras.
No penúltimo dia do evento também foi comemorado o 19º aniversário da aldeia Moikarakô, uma data que se tornou especial para todos os presentes.
Oficina de pintura Mebengokré |
A Feira proporcionou uma troca única de experiências, a partilha de saberes e a felicidade de celebrar, elementos que já deixam saudades em todos que estiveram em Moikarakô durante a semana.
Caciques e crianças na comemoração do 19º aniversário da aldeia Moikarakô |
Parabenizo a todos que trabalharam para que este evento fosse realidade! Conheci a realidade dos técnicos da Funai da CR Kayapó do Sul e da AFP e sei o quanto se prepararam para o encontro dos Mebengokré e parentes.
ResponderExcluirQue alegria esta iniciativa!!! Quem ganha são os indígenas que fortalecem seus laços... Dinamizam sua cultura... Trocam experiências...
Que venham mais!!!
Milena Pilla - indigenista especializada