Desde o mês de maio, o setor de Educação e Cultura da CR vem executando os dois principais projetos do exercício 2012.
O primeiro - Unidades Educativas de Produção Sustentável - corresponde à montagem de hortas nas escolas indígenas para que as mesmas possam ser utilizadas como elemento pedagógico no processo de ensino e também como fonte de hortaliças e verduras, para complementar a merenda escolar ofertada.
Montagem da horta em forma de mandala - aldeia Kubenkokre |
Além da montagem, fornecimento de equipamentos e indicações de manejo e cultivo, os professores receberam orientações metodológicas sobre as diversas possibilidades de uso da horta em sala de aula, como forma de incentivar o cuidado e a manutenção do projeto a médio e longo prazo, visto que a intenção é ampliar o espaço com a inserção de novos alimentos no próximo ano.
O projeto recebeu o apoio da Coordenação Geral de Promoção à Cidadania da FUNAI e foi executado em parceria com o setor de Etnodesenvolvimento da CR, que contribuiu com a experiência profissional dos colegas agrônomos.
As aldeias contempladas pelo projeto são Kikretum, Kriny, Kubenkokre e Gorotire, onde ainda será implantado.
Início da produção da horta - aldeia Kriny |
O segundo projeto - Contando Histórias - visa possibilitar a inserção da cultura Mebengokré na sala de aula com o uso de uma metodologia própria que contempla atividades de pesquisa, produção escrita e representação, utilizando diversas expressões artísticas do tema trabalhado, que sempre faz parte da cultura da etnia. Prioritariamente executado por professores indígenas, o projeto pretende incentivar a valorização e uso dos saberes e práticas socioculturais Mebengokré a partir da sala de aula, motivando os alunos por meio de variadas expressões artísticas a valorizar e fortalecer sua cultura.
Oficina de orientação - aldeia Kubenkrankenh |
Para contribuir na apresentação da metodologia e condução do projeto, houve a participação do professor Ms. Claudio Emídio Silva, que possui grande experiência em educação indígena a partir de seu trabalho com diversas etnias paraenses. Claudio orientou diretamente os professores das escolas indígenas sobre como desenvolver as propostas do projeto, bem como partilhou sua experiência e sanou inúmeras dúvidas sobre as especificidades da sala de aula indígena. Sem dúvida foram momentos de grande aprendizado.
No projeto estão previstas a disponibilização de materiais didáticos diversos e o registro de toda a produção escrita e visual dos alunos, pois a intenção futura é transformar esta produção em um material impresso. O Contando Histórias foi implantado nas aldeias Aukre, Kubenkokre e Kubenkrankenh, faltando ainda a execução na aldeia Gorotire.
Orientação prática com turma de alfabetização - aldeia Aukre |
O desafio dos dois projetos é o acompanhamento e a motivação para se garantir os resultados desejados. As dificuldades de acesso e estruturais das escolas indígenas dificultam bastante esta etapa, mas o interesse dos professores sem dúvida complementa todas as dificuldades.
O planejamento do setor de Educação e Cultura para 2013 contempla, além destes, outros projetos voltados à linha de educação para sustentabilidade, foco da FUNAI na área educativa. Em breve haverá novas ações sendo desenvolvidas.